O que é, para que serve Rel=”author”

Como implementar a Rel=Author do Google

Visando cada vez mais entregar o melhor conteúdo aos seus usuários, o Google modificou seu algoritmo e implementou uma nova instrução que permite-o saber quem é o autor de um certo texto disponível na internet.

Em seus estudos, o google percebeu que certas pessoas são reconhecidas por serem bons autores e que as pessoas confiam mais em seus textos por já terem lido outros textos anteriores deste mesmo autor ou porque este autor é uma referência em um determinado tema, por exemplo o Fábio Ricotta em SEO.

De posse dessa informação agora é possível para o google informar em seus resultados o perfil da pessoa que escreveu o texto juntamente com a foto, dando assim muito mais destaque aos resultados de bons autores. Veja um exemplo abaixo:

Exemplo de Rel=Author

Na imagem acima sublinhei em verde as principais mudanças, onde a Foto aparece em destaque, o nome de quem publicou e tambem “More by” que é saiba mais sobre a pessoa.

Como Implementar a Rel Author

Antes de tudo é fundamental que você possua uma conta no Google Plus. Se tiver dúvidas sobre o funcionamento, veja mais sobre o funcionamento do Google Plus aqui neste tutorial.

Uma vez que sua conta já está criada, é necessário configura-la.

Editar perfil no Google Plus

Dentro do seu perfil no Google plus, clique no botão de perfil no alto e depois no botão Editar perfil a direita. Agora procure pela caixinha Colaborador de, e após clicar sobre ela você estará editando-a. Agora clique em Adicionar Link Personalizado e você preencherá o endereço de seu site conforme visto na imagem:

Cadastrando site colaborador

Existem dois meios de implementar a rel autor. Em sites com apenas um autor e em sites com vários autores.

Sites com apenas um autor

Sites que possuem apenas um autor podem atribuir a este autor todo o conteúdo daquele site, ou seja, uma pessoa será a autora de tudo que existir em um determinado site. Esta implementação é mais simples e pode ser feita facilmente da seguinte forma:

Você precisa criar um link contendo a rel=author em todas as páginas do site para o seu perfil no Google Plus, o mesmo perfil onde você mais cedo criou o link mostrando o site o qual você é um colaborador.

O link deve ser da seguinte forma:

rel="author" 
href="https://plus.google.com/115790889988444601243/">Eduardo Gasparetto no Google+

Como obter a url do seu perfil no Google Plus

Primeiramente clique no botão de perfil no alto da janela, aqui mostrado em (1), após isso copie a url como mostrado em (2) até antes da barra (/). Esta é a url do seu perfil do Google Plus.

Obtendo a url com um autor

Dica de como colocar o link em todas as páginas

Uma dica de como colocar rapidamente o link em todas as páginas sem ter que editar texto por texto ou o html é colocando na barra lateral o link, como por exemplo:  “Siga-nos no Google Plus”, e desta forma todas as páginas do site terão o link.

Outro meio é colocar na sua Bio, aquele espaço no final do artigo onde existe um texto falando sobre a pessoa que escreveu o artigo. Caso seu site não tenha isso, existe um plugin de wordpress que facilita muito, o nome dele é Author Bio Box. Preenchendo seu perfil na aba usuários do wordpress, este plugin colocará esta descrição ao final de seus textos.

Pronto! Se você fez tudo certo, linkando o perfil do Google Plus para seu site e seu site para o perfil do Google Plus, já deve estar tudo funcionando. No final do artigo ensinarei como testar se a implementação está correta.

Mas e quando você escreve para vários sites ou no caso de sites possuem contribuição de vários autores é necessário um processo diferente para a atribuição da autoria.

Implementando em sites com muitos autores

Este é o processo um pouco mais complexo. Antes de partir para a prática, acho importante explicar o que o Google espera encontrar:

URL em sites de vários autores

Normalmente sites em que possuem vários autores possuem uma página onde é possível visualizar todos os posts de determinado autor, esta é sua página de biografia ou BIO. Todos os seus posts devem possuir um rel=”Author” para esta página de BIO, e esta página deve possuir um rel=”me” apontando para o Google Plus. Este por sua vez deve ter a entradaColaborador de (explicado mais acima) apontando para sua página de BIO do site em que você escreve.

Vamos aprender na prática:

Em cada post você precisa referenciar com a rel=”author” a sua página de autor do site, veja um exemplo. Para automatizar esta tarefa pode-se colocar na assinatura do autor que é inserida ao final dos artigos.

Referenciando o Rel=Author

Exemplo:

rel="author" href="http://www.cnet.com/profile/iamjaygreene/">Jay Greene

O segundo passo é colocar a Rel=”me” apontando para o seu perfil do Google Plus na sua página de autor. Veja:

Usando o Rel=me

Exemplo:

rel="me" href="https://plus.google.com/u/0/+LucianoBertiSid/posts/">

Não esqueça de ir no seu perfil do Google Plus e referenciar a página de autor como um site que você é Colaborador de, desta forma fechando o ciclo. Este modo de identificar seus textos em vários sites é muito bom para jornalistas que usam SEO em seu trabalho.

Como testar a Rel=Author

O Google disponibiliza uma área dentro do Google Webmaster Tools para que você possa testar se está funcionando sua autoria. Acesse o seguinte endereço:

http://www.google.com/webmasters/tools/richsnippets

Você deverá ver uma resposta parecida com a imagem abaixo, mostrando sua foto de perfil do Google Plus com a confirmação em verde:

Resultado positivo no teste

Caso você receber algo parecido com a imagem abaixo, você fez alguma coisa errada.

Erro no teste da Rel=Author

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s