As startups brasileiras vão ganhar um novo ponto de apoio na cidade de São Paulo bancado pelo Google. A gigante da internet anunciou ontem o lançamento no Brasil do Campus Google – um escritório colaborativo para estimular o ensino do empreendedorismo, a formação de redes de contatos entre empreendedores e o nascimento de empresas de alto impacto (aquelas com negócio inovador e forte potencial para rápido crescimento).

Os escritórios colaborativos do Google fazem parte do projeto Google for Entrepreneurs e já funcionam em Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e Varsóvia (Polônia).

Eles oferecem estrutura parecida à das aceleradoras de startups disponíveis hoje no mercado – que funcionam como escola para empreendedores, realizando eventos, aulas e colocando jovens empreendedores em contato com profissionais mais experientes.

A diferença é que várias atividades acontecem ao mesmo tempo dentro do Campus, como os programas de aceleração, palestras, maratonas de programação, entre outros. A maioria das atividades é gratuita ou tem um custo de inscrição baixo para as startups.

No Campus São Paulo, os empreendedores receberão orientação e treinamento de integrantes da comunidade local de startups, incluindo profissionais experientes e de sucesso no mercado de tecnologia brasileiro e especialistas do Google.

Os empreendedores também terão acesso à internet banda larga e a um escritório compartilhado, modelo que, segundo o Google, é propício ao surgimento de grandes ideias.

“Brasileiros são empreendedores por natureza. Apesar dos muitos obstáculos e da comum falta de recursos, eles conseguem superar desafios, inovar e construir grandes negócios”, disse, em nota, a gerente do Programa de Parcerias da Google for Entrepreneurs, Bridgette Beam.

“Em todo o País, diversas startups estão criando produtos, gerando vagas de trabalho e transformando a experiência dos usuários na internet e em plataformas móveis, muitas vezes, em escala global. Nós acreditamos que este é apenas o começo.”

A inauguração do Campus São Paulo do Google está prevista para o início de 2015. Nos próximos meses, o Google deve divulgar o endereço e mais detalhes sobre as atividades a serem oferecidas no local.

A empresa tem escolhido cidades com ecossistemas de startups emergentes para abrigar seus escritórios colaborativos, em vez de optar por mercados já estabelecidos, como o Vale do Silício, nos EUA. Em Londres, o Campus inaugurado em abril de 2012 tem mais de 20 mil membros e só em 2013 realizou mais de 1,1 mil eventos e mil sessões de “mentoria” – quando um profissional experiente aconselha um iniciante.

Reportagem Completa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s