Estrutura Otimizada com SEO

Uma grande preocupação de quem aplica técnicas de Otimização (SEO) em um site é não confundir o usuário comum com a navegação e com isso comprometer sua experiência no site.

Mas além do lado do usuário, uma arquitetura bem organizada de um site facilita a vida das spiders de busca, também. Com uma boa arquitetura, tanto a força das páginas fica melhor distribuída, quanto permite que toda página seja visitada e aumenta sua chance de aparecer no índice de Search Engines.

Página Inicial

Aqui você deve priorizar a principal função de seu website – o propósito dele: O que você está fazendo na Internet? Por que as pessoas estão ali? Na maioria dos casos, isso não vai se resumir a uma única coisa, então, além de ter este propósito explicito na página inicial do site, é fundamental listar todas as categorias ou áreas do site (ou pelo menos as mais importantes), ou seja, tudo o que é indispensável para que o robô siga seu caminho para tEstrutura SEOodas as páginas que você quer que sejam indexadas.

A página inicial de qualquer site tem uma importância sem igual para o seu funcionamento como um todo. Os links e keywords utilizados nesta página são determinantes para o ranking de página internas, assim, tenha sempre muita atenção com o conteúdo oferecido e com a otimização de links internos na página inicial.

Categorias

As categorias serão as divisões principais do seu site. O número de categorias não deve ser muito pequeno, uma vez que o nome dela deve ser bem explicativo para que o usuário tenha certeza de onde está indo e o buscador possa identificar sobre o que tratam suas páginas de categoria.

Essa criação de diversas categorias também é importante para não ter páginas muito profundas na arquitetura do seu site. Páginas muito profundas podem perder força ou, dependendo da profundidade e da força das páginas anteriores a ela, a página pode nem ser visitada pelo robô de busca.

Depois de escolhidas as categorias, não pense que elas funcionarão só como índices de produtos ou páginas que se encaixam nelas. Será ótimo se você conseguir inserir um bom conteúdo nessas páginas de categoria para que elas tenham bons rankings em resultados de buscas e, quanto melhor for a informação, mais os usuários sentirão que estão no lugar certo quando chegarem a uma delas.

Lembre-se: quanto mais competitiva for uma keyword, menos profunda deve ser a página que está otimizada para essa palavra, então colocar algumas dessas palavras como nomes de categoria é uma boa idéia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s