Se você tem alguma noção de realidade, sabe que o Google é gigante, o que talvez não fique tão óbvio quando você digita “www.google.com” e é presenteado com uma tela branca com um campo de busca. Parece simples? Não é. Segundo a gerente de engenharia Rachel Potvin, todos os serviços oferecidos pela empresa totalizam aproximadamente 2 bilhões de linhas de programação.

Para comparação, é estimado que o Windows, um dos softwares mais complexos da atualidade, com mais de 30 anos de existência, tenha 50 milhões de linhas de código. Ou seja: o Google representa 40 vezes o Windows.Google

A comparação pode parecer um pouco estranha, porque se trata de um único produto da Microsoft contra todos os outros do Google, mas é mais justa do que parece. Isso porque todas estas linhas de código, envolvendo o buscador, o Maps, o Google Docs, o Google+, o Gmail, o YouTube e todo e qualquer outro serviço da empresa está em APENAS UM REPOSITÓRIO, disponível para todos os 25 mil engenheiros de software da empresa.

“Apesar de não poder provar, eu acredito que este é o maior repositório único em uso no mundo”, considera Rachel Potvin. É um caso extremo, mas mostra um pouco da atual situação dos serviços online, e como os softwares ficaram mais complexos.

Ela explica que o gerenciamento de um código tão grande acessado por tanta gente ao mesmo tempo é complexo, mas funciona. Para isso, a empresa construiu seu próprio sistema de controle de versão chamado Piper, espalhado por dez data centers do Google.

Potvin explica que as 2 bilhões de linha não ficam em único sistema disponível para todos os engenheiros. Na verdade, o sistema dá aos funcionários uma liberdade para usar e combinar código entre vários projetos. E, quando eles fazem alguma modificação, mesmo que pequena, pode ser implantada rapidamente por todos os serviços da empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s