O relacionamento entre profissionais de SEO e as máquinas de busca

//

 

O relacionamento entre profissionais de SEO e as máquinas de busca

Não se encontram menções de Otimização para sistemas de busca na Usenet antes de 1997, alguns anos após a introdução dos primeiros mecanismos de busca. Os operadores de mecanismos de busca rapidamente reconheceram alguns webmasters estavam realizando esforços visando melhor classificação no ranking dos mecanismos de busca, chegando a se utilizar de técnicas de manipulação.

Nos primeiros mecanismos de busca, como o Infoseek, a primeira posição do ranking era obtida sem muita dificuldade, assim como era pegar o código-fonte da página mais bem colocada, colocar na própria página e enviar o endereço para instantaneamente indexar e classificar a página.

Os principais motores de busca disponibilizam guias e informações para ajudar o webmaster com a indexação e otimização do seu site: Google, Yahoo, e MSN.

O Google tem o Ferramentas do Google para webmasters, que ajuda a descobrir se existe algum problema de indexação do site do webmaster dentro da máquina de busca e ainda disponibiliza inúmeros dados sobre o tráfego no Google para o seu site.
O Yahoo! tem o Site Explorer (em inglês), que permite enviar sua URL gratuitamente (como também o MSN e o Google), explorar todas as páginas indexadas pelo Yahoo!, ver quais são as mais populares e disponibiliza um mapa detalhado de um site, suas páginas e links.

Estes sites de busca também permitem a criação de “AdWords“, que são anúncios de um site ou negócio na internet, que aparecem no resultado da busca de alguém que procura qualquer coisa relacionada com aquele produto/serviço. Uma forma que muitas empresas estão usando para fazer a divulgação e marketing na Internet. O Yahoo! tem o Search Marketing e o Google tem o Google Advertising Profissionals.