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Google Venice update: o que muda em Local SEO

Com o Venice Update, uma atualização do algoritmo do Google que procura sempre trazer melhores resultados, o trabalho de Local SEO se torna algo obrigatório e não um serviço adicional para quem quer o site nas primeiras posições do Google. Arriscamos a dizer que estratégias que ignorem o Local SEO estarão fadadas ao fracasso (ou à “inencontrabilidade”).

O que é a otimização de Sites Local?

A otimização de Sites Local, ou Local SEO, é o trabalho feito para obter as primeiras posições para buscas de produtos ou serviços realizadas para uma determinada região ou cidade. Ou seja, os resultados passam a ser personalizados de acordo com a geolocalização (e não estamos falando de resultados horizontais do Google Maps.)
Até pouco tempo, por exemplo, para procurar uma “escola de dança” próxima do local de trabalho, a pessoa digitava no Google “escola de dança” e não encontrava os resultados desejados. Então ela digitava “escola de dança sp” e mesmo assim apareciam escolas em bairros distantes. Por fim, a pessoa digitava “escola de dança SP pinheiros” para encontrar uma escola de dança na cidade de São Paulo e no bairro de Pinheiros; e só então apareciam resultados relevantes.
A otimização de Sites Local foi uma área de SEO que cresceu muito depois do lançamento do Google Maps. Com a possibilidade de procurar serviços e produtos no Google Maps, os especialistas em SEO identificaram uma nova fonte de tráfego para atuar e gerar tráfego para o site.
Há algum tempo, o Local SEO passou a ter um maior destaque porque a página de resultados de buscas (SERP) padrão do Google passou a exibir um mapa do lado direito e alguns resultados próximo a uma determinada região. Esses resultados do mapa geralmente são exibidos após a terceira posição da busca orgânica. Isso já chamou a atenção de muita gente, porque trouxe a possibilidade de aparecer na primeira página do Google no lugar equivalente a quarta posição.
Muito tráfego qualificado consegue ser gerado pelos resultados de sites com posições no mapa e avaliações. A existência de comentários positivos, além de ajudar a subir posições no ranking do Google, transmite credibilidade para o usuário que tende a confiar no que foi falado sobre a empresa.
As empresas que atuam localmente não podem ignorar a importância de estar presente no Google Maps. Não basta criar uma conta no Google Places e se cadastrar. Vale a pena colocar a maior quantidade de informações possíveis: desde dados de cadastro, até imagens e vídeos; afinal, quanto mais completo o cadastro, melhor as posições que você pode obter.